Quanto dar de entrada no primeiro imóvel?

    Finanças17 de fevereiro de 2023
Quanto dar de entrada no primeiro imóvel?

Financiamento é uma escolha de milhões de brasileiros. É uma excelente opção para quem quer ver o sonho da casa própria realizado, mas não consegue quitar à vista. Para começar o processo, é importante saber quanto dar de entrada no apartamento novo.

 

A entrada ajuda a diminuir os juros e consequentemente o valor do imóvel, suavizando a dívida. Planejamento e atenção redobrada às finanças são algumas ações para ser viável calcular a maior entrada possível.

 

Calcule a sua renda mensal

 

Guarde dinheiro. Essa é uma dica vital para quem quer comprar um apartamento, preciosa para um bom planejamento financeiro.

 

Lembre-se: quanto maior o valor da entrada, menor serão os juros da compra do seu imóvel.

 

Antes de fechar negócio, planeje bastante, calcule a sua renda mensal e destine um valor para o pagamento do futuro apartamento. Corte gastos desnecessários e pense quanto é possível poupar para dar uma boa entrada!

 

Estude as exigências de cada instituição

 

Pesquise, compare e analise. Procure informações sobre o valor de entrada no apartamento novo com os bancos que trabalham com financiamento.

 

Instituições bancárias como Bradesco, Itaú, Santander, entre outros, costumam financiar até 80% do valor total do imóvel. Assim, você precisa dar uma entrada de pelo menos 20% do seu apartamento.

 

Isso mesmo, caso você queira comprar um apartamento de R$400 mil, a entrada será de cerca de R$80 mil.

 

Mas lembre-se: uma entrada significativa reduz o número de parcelas e diminui os juros!

 

Experimente os simuladores de financiamento online para saber quanto dar de entrada no apartamento novo.

 

Existe alguma maneira de projetar o número de parcelas, saber quanto exatamente é possível dar de entrada no apartamento novo e ser informado ainda sobre as demais condições? Sim, basta utilizar os simuladores dos próprios bancos, geralmente disponíveis no site de cada instituição financeira.

 

Com esses testes, você consegue comparar taxas e encontrar as melhores condições. Muitos bancos oferecem esse serviço em seus sites, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

 

Utilizar o FGTS é uma boa opção

 

Usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma boa solução para usar como entrada e diminuir o valor do apartamento novo. Para ter acesso a esse recurso é preciso:

 

– Comprovar o período mínimo de 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS. Ainda existe a opção de ter saldo em conta vinculada de 10% do valor avaliado do imóvel;

– Não ser dono de um imóvel na cidade ou região onde mora, ou trabalha;

– Não ter financiamento no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ativo para imóvel novo ou usado em qualquer parte do Brasil.

 

É possível financiar sem entrada?

 

Fazer essa negociação é bem complicado. Existem modalidades para o público de baixa renda, mas depende de um sorteio, normalmente composto por milhares de concorrentes, sem falar na parte burocrática que é extensa.

 

Quanto dar?

 

Embora o de praxe seja 20% do valor do imóvel, quanto maior a quantia, mais amortização do valor total financiado, e quanto menor o valor do financiamento, melhor no quesito juros e parcelas. 

 

Atente-se que essa quantia precisa ser adequada para que você consiga manter o seu padrão de vida. Lembre de considerar também o valor de documentação, sabendo disso, você pode se preparar melhor.

 

Agora que você sabe a importância de destinar um valor para tomar o financiamento, fica mais fácil estipular quanto dar de entrada no apartamento. Faça os cálculos com calma!

 

Leia outros conteúdos do blog RNI, saiba de todas as novidades do mercado imobiliário e como encontrar a oportunidade de negócio certa para você!

 

 

Outros conteúdos para você

    Conheça as vantagens de investir na RNI, uma empresa de Capital Aberto.
    Finanças

    Conheça as vantagens de investir na RNI, uma empresa de Capital Aberto.

    Uma empresa de Capital Aberto é uma sociedade anônima (S/A), cujo patrimônio é composto por ações negociadas na bolsa de valores.

    O Boom Imobiliário em Piracicaba: imóveis valorizam 38% em um ano, uma promissora opção de investimento
    Finanças

    O Boom Imobiliário em Piracicaba: imóveis valorizam 38% em um ano, uma promissora opção de investimento

    O mercado imobiliário em Piracicaba, no interior de São Paulo, tem vivenciado um crescimento notável nos últimos anos.

    Segundo semestre segue positivo para o mercado imobiliário
    Finanças

    Segundo semestre segue positivo para o mercado imobiliário

    O mercado imobiliário está experimentando um período de dinamismo e otimismo; o cenário se mostra favorável para quem deseja adquirir um imóvel.

    Minha Casa, Minha Vida: quais as principais mudanças?
    Finanças

    Minha Casa, Minha Vida: quais as principais mudanças?

    O programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009, voltou com novas regras. Agora, ficou mais fácil adquirir seu próprio imóvel. Saiba como vai funcionar.

    Por que vender terreno para uma empresa Rodobens?
    Finanças

    Por que vender terreno para uma empresa Rodobens?

    Vender terreno para uma construtora é contar com a análise rigorosa de viabilidade técnica e comercial. Essa prática visa aumentar o valor de um ativo que seja economicamente e socialmente importante para o proprietário e a região.

    Fatores que podem contribuir para a depreciação do seu imóvel
    Finanças

    Fatores que podem contribuir para a depreciação do seu imóvel

    Com o passar do tempo, acabam esquecendo que algumas atitudes devem ser tomadas para evitar a depreciação de imóveis.