Imobiliária, incorporadora, construtora: Qual a diferença?
- Finanças6 de janeiro de 2023
O mercado imobiliário e da construção civil é composto por empresas que, às vezes, atuam na venda, construção, viabilidade do empreendimento e divulgação. Por isso, gera confusão na hora de procurar um serviço. Neste caso, são elas: imobiliária, incorporadora, construtora.
Por vezes, as pessoas acreditam que essas três áreas realizam a mesma função, o que é um pensamento bastante equivocado. É importante entender a função de cada uma e quais os fatores que as diferenciam. Assim, você vai saber direcionar seu interesse para a mais adequada caso queira comprar ou construir um imóvel.
Se você ainda não conhece muito sobre o que cada uma dessas empresas faz, continue por aqui. Detalharemos a função da imobiliária, incorporadora e construtora, bem como as principais diferenças entre elas. Vamos lá?
Afinal, qual a função da imobiliária, incorporadora e construtora?
Imobiliária
É a empresa que atua na intermediação de negociações de vendas e locação de imóveis. Além disso, tem a função de mediar os contatos entre o comprador ou locador com o proprietário do imóvel. Isto é, mostrarão opções de casa, apartamento, ou até mesmo salas comerciais que combinam com o seu perfil e necessidades.
De fato, a imobiliária não está envolvida nos processos de construção do empreendimento, planejamento ou estudo da viabilidade. Ou seja, oferece expertise no ramo de imóveis, garantindo uma boa negociação e o contrato adequado com as documentações do imóvel em dia.
Incorporadora
Por outro lado, a incorporadora é responsável por identificar oportunidades para realizar um bom empreendimento imobiliário. Como também, a viabilidade e aquisição do terreno.
Depois disso, há a viabilização do financiamento das unidades com os fornecedores e investidores para a construção do imóvel.
Portanto, a articulação do empreendimento é responsabilidade da incorporadora, incluindo o desenvolvimento dos projetos e contratação da construtora que executará a obra.
Construtora
Nesse sentido, a construtora é a empresa responsável por executar as obras do empreendimento. Assim, considera todas as especificações técnicas projetadas pelos engenheiros e arquitetos. Logo, o memorial descritivo montado para a obra, o prazo contratual estipulado pela incorporadora e as normas vigentes para execução das etapas construtivas também fazem parte do escopo.
Ou seja, a responsabilidade de executar a construção segura e durável é da construtora. Do mesmo modo, a qualidade dos materiais oferecidos por fornecedores confiáveis.
Sob o mesmo ponto de vista, a contratação dos profissionais necessários para cada atividade da obra também é feita pela construtora. Como, por exemplo, levantamento da alvenaria e estrutura, instalação elétrica e hidráulica, impermeabilização, acabamento, etc.
Conforme analisado, cada uma exerce diferentes tipos de atuação no mercado da construção civil e imobiliário.
Já a incorporadora é uma empresa empreendedora, que integra todos os itens definidos sobre os imóveis. Isto é, conta com a construtora para executar a edificação e com a imobiliária para atuar na comercialização e venda dos imóveis.
Por fim, é importante ressaltar as diferenças entre cada uma delas, assim você saberá qual contatar para um possível serviço. Vale lembrar que existem empresas que integram incorporadoras com imobiliárias e construtoras. Desta forma, ela consegue atuar em todas as funções exercidas pelos três seguimentos.
Quando for contratar algum serviço, seja de qualquer uma das três empresas, é importante que você procure alguma da sua confiança e tenha um bom reconhecimento no mercado. Dessa maneira, há a comprovação de qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre as funções da imobiliária, incorporadora e construtora?
Outros conteúdos para você

Conheça as vantagens de investir na RNI, uma empresa de Capital Aberto.
Uma empresa de Capital Aberto é uma sociedade anônima (S/A), cujo patrimônio é composto por ações negociadas na bolsa de valores.

O Boom Imobiliário em Piracicaba: imóveis valorizam 38% em um ano, uma promissora opção de investimento
O mercado imobiliário em Piracicaba, no interior de São Paulo, tem vivenciado um crescimento notável nos últimos anos.

Segundo semestre segue positivo para o mercado imobiliário
O mercado imobiliário está experimentando um período de dinamismo e otimismo; o cenário se mostra favorável para quem deseja adquirir um imóvel.

Minha Casa, Minha Vida: quais as principais mudanças?
O programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009, voltou com novas regras. Agora, ficou mais fácil adquirir seu próprio imóvel. Saiba como vai funcionar.

Por que vender terreno para uma empresa Rodobens?
Vender terreno para uma construtora é contar com a análise rigorosa de viabilidade técnica e comercial. Essa prática visa aumentar o valor de um ativo que seja economicamente e socialmente importante para o proprietário e a região.

Fatores que podem contribuir para a depreciação do seu imóvel
Com o passar do tempo, acabam esquecendo que algumas atitudes devem ser tomadas para evitar a depreciação de imóveis.