4 dicas de como fazer o checklist da mudança

    Comportamento3 de fevereiro de 2023
4 dicas de como fazer o checklist da mudança

Antes de tudo, não é segredo para ninguém que mudar de casa não é uma tarefa fácil. Afinal, durante esse processo, é preciso organizar todos os pertences, empacotá-los e garantir que não está esquecendo de nada. E se você está prestes a começar uma vida nova em outra residência, nada melhor do que investir no checklist mudança.

 

Basicamente, o checklist consiste em uma lista. Lá você incluirá todas as atividades que devem ser realizadas para a mudança ser um sucesso. Os itens vão desde pintar o imóvel que será entregue até contratar uma transportadora de confiança.

 

E já adiantamos que esse cuidado é essencial para evitar dores de cabeça depois que a mudança for finalizada. Quer saber como funciona? Então, acompanhe a leitura, anote as nossas dicas e comece essa fase da sua vida com o pé direito!

 

1. Contrate uma transportadora

Antes de mais nada, você precisará pensar em como o transporte da mudança será feito. Para isso, o melhor caminho é contratar uma transportadora de confiança. A garantia que os seus itens pessoais cheguem no seu novo lar em perfeito estado é fundamental neste processo.

 

Durante a sua busca por uma empresa, é importantíssimo considerar alguns pontos básicos. Veja quais são eles:

 

  • custo: pesquise bem, compare os valores e feche com a empresa que oferece o melhor custo-benefício para o seu bolso;
  • embalagem: confira se a empresa em questão conta com embalagens para empacotar os seus itens;
  • entrega: verifique todos os detalhes de como será realizada a entrega, como dia e horário;
  • seguro: certifique-se de que a transportadora possui seguro para casos de acidentes ou roubos.
  •  

2. Tire as medidas do imóvel novo

Provavelmente, você achou que o checklist só incluiria os pertences pessoais. Nada disso! Aqui, é imprescindível que você prepare o novo imóvel para fazer a mudança. 

 

Ou seja, antes de levar todos os seus móveis, eletrodomésticos e itens pessoais para o local, considere fazer uma boa faxina e deixar o ambiente em ordem para ser organizado com mais facilidade.

 

Também é fundamental tirar todas as medidas do espaço. Esse processo deve ser feito com, pelo menos, um mês de antecedência, a fim de verificar se o seu novo lar conta com metragem suficiente para tudo o que você está planejando levar. 

 

Caso tenha dificuldade para calcular o tamanho do espaço e o dos seus pertences, vale marcar o chão com fita crepe, seguindo as mesmas medidas dos seus móveis, para ver se eles, de fato, se encaixam no local.

 

3. Reserve materiais para embalagem

Pouco antes, aproximadamente 15 dias, comece a embalar os seus pertences. Se a transportadora não oferecer embalagens para empacotar, reserve alguns materiais que possam ser usados para essa finalidade. Como, por exemplo, caixas de papelão, sacolas resistentes e alguns metros de plástico bolha.

 

Primeiramente, embale os itens que você não utiliza com muita frequência, como roupas de cama, eletrodomésticos e roupas de outra estação. Já aqueles objetos com maior utilidade podem ser organizados em torno de cinco dias antes da mudança.

4. Pinte o imóvel que será entregue

Nesse meio tempo, não deixe de ter um cuidado extra com a casa que ficará vazia, independente se você mora de aluguel ou cogita vender o imóvel antigo. Como pintar as paredes, por exemplo, valoriza a construção e evita problemas futuros.

 

Uma semana antes de se mudar, pinte todas as paredes, de preferência, com uma cor neutra — como o branco, o bege ou o cinza. Isso ajudará a manter o local mais limpo e visualmente agradável, transmitindo a impressão de que ele foi muito bem cuidado ao longo do tempo.

 

Viu só como é fácil? Por último, não se esqueça de realizar todas essas etapas com bastante antecedência para evitar imprevistos durante essa nova fase da sua vida. O ideal é começar a se organizar, pelo menos, 1 mês antes de se mudar.

 

 

Outros conteúdos para você

    Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário?
    Comportamento

    Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário?

    Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário? O que motiva um jovem da Geração Z a adquirir um imóvel próprio?

    Condomínio fechado é mais caro? Mitos e verdades
    Comportamento

    Condomínio fechado é mais caro? Mitos e verdades

    Um condomínio fechado, mesmo sendo mais completo em relação à estrutura de lazer, costuma ter taxas mais baixas ou similares à dos prédios antigos e menores, com menos moradores.

    Decoração afetiva: como fazer?
    Comportamento

    Decoração afetiva: como fazer?

    A decoração afetiva consiste em colocar em destaque objetos com história e valor sentimental.

    Vantagens de morar em condomínio clube
    Comportamento

    Vantagens de morar em condomínio clube

    Morar em condomínio clube significa afastar a violência urbana da rotina da família.

    Apartamento na planta: é mais vantajoso?
    Comportamento

    Apartamento na planta: é mais vantajoso?

    Se você decidiu comprar um imóvel, aproveite todos os benefícios de comprar um apartamento na planta.

    Vantagens de morar em um imóvel novo
    Comportamento

    Vantagens de morar em um imóvel novo

    Na hora de comprar uma casa nova ou apartamento novo, é preciso atenção para fazer o melhor negócio.