Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário?

    Comportamento18 de agosto de 2023
Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário?

Como as diferentes gerações interagem com o mercado imobiliário?


O que motiva um jovem da Geração Z a adquirir um imóvel próprio? Será que os Baby Boomers preferem comprar ou alugar? Entenda como as características das gerações moldam suas escolhas no mercado imobiliário.

Porém, antes de falar sobre o assunto, vamos descobrir qual é a sua geração e suas principais características?

Diferenças e características das gerações:
 

  1. Geração Silenciosa (Nascidos entre 1920-1940): Essa turma valoriza a estabilidade e respeita a hierarquia. Nada de impulsividade, eles preferem uma abordagem cuidadosa.
  2. Baby Boomers (Nascidos entre 1940-1960): Com um pé no trabalho e outro na família, eles buscam o equilíbrio entre conforto e bem-estar.
  3. Geração X (Nascidos entre 1960-1980): Pegaram o boom tecnológico e são independentes e adaptáveis. Aprendem a lidar com novidades de forma incrível.
  4. Geração Y (Millennials) (Nascidos entre 1980-1990): Multitarefas por natureza, eles são críticos e preferem a sinceridade das redes sociais à publicidade tradicional.
  5. Geração Z (Nascidos entre 1990-2010): Nativos digitais, hiperconectados e com um coração empreendedor. Além disso, têm um olhar atento para as questões sociais, características são a hiperconexão, atitude empreendedora e preocupação com questões sociais.


     

Intenção de compra de imóvel entre gerações

 

Como as gerações influenciam o mercado de imóveis?


Se cada geração tem suas características, com certeza, cada faixa etária interage do seu jeito com o mercado imobiliário.

No Brasil, jovens de 21 e 24 anos desejam mudar de casa e veem alta chance de fazê-lo nos próximos 2 anos. As motivações são as mais diversas: sair do aluguel, adquirir uma residência mais nova ou maior, sair da casa dos pais, dentre outros.

Os Millennials, por exemplo, são mais críticos e exigentes, principalmente no curto prazo. Estão a um clique de resolver dúvidas, realizar desejos de compras e interagir com outras pessoas.

Essa geração confia muito mais na opinião compartilhada por outras pessoas de forma autêntica, como nas redes sociais, do que em propagandas. E, quando se fala em habitação, muitas vezes eles preferem alugar um imóvel do que comprar.

Diferente das pessoas da Geração X, que saíam da casa dos pais por volta dos 20 anos, os Millennials preferem investir em educação e experiências de vida, por isso, levam mais tempo para sair de casa.

Já a Geração Z é composta por pessoas mais decididas sobre o que desejam, que pesquisam amplamente na internet, se informam e fecham o negócio com mais agilidade. Eles priorizam empreendimentos com facilidades, como pet shop, academia e outros serviços.


As principais semelhanças e diferenças geracionais na compra do imóvel


Alguns pontos comuns a todas as gerações são os aspectos que antecederam a decisão de compra de um imóvel: aumento da renda, crédito facilitado, desconto no momento da compra e queda na taxa de juros.

Além disso, as principais barreiras apontadas por todos são a situação financeira individual e a incerteza com relação ao aumento da renda futura.

Dentre as diferenças entre as gerações, está o tempo de maturação da decisão. As gerações mais velhas demandam mais tempo para fazer a compra de um imóvel, enquanto as mais novas são mais imediatistas.

Os mais jovens curtem o bairro, serviços do condomínio e extras. Já os mais velhos focam no preço, na qualidade e nas especificações do imóvel.


Como encontrar o melhor imóvel?


Seja qual for a sua geração, se você está em busca do imóvel ideal para você, acesse nosso site e confira as opções da RNI para você clicando aqui.


Fontes
O Impacto das Gerações nas Tendências do Mercado Imobiliário
https://istoedinheiro.com.br/o-impacto-das-geracoes-nas-tendencias-do-mercado-imobiliario/


Como a Geração Z se relaciona com o Mercado Imobiliário?
https://imoveis.estadao.com.br/conteudos-especias/como-a-geracao-z-se-relaciona-com-o-mercado-imobiliario/


Morar sozinho: a principal motivação da Geração Z na busca por imóvel, aponta estudo do DataZAP+
https://www.zapimoveis.com.br/blog/alugar/morar-sozinho-geracao-z/

 

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