Quarto dos filhos: ideias de decoração compartilhada

    Dicas17 de fevereiro de 2023
Quarto dos filhos: ideias de decoração compartilhada

Quem tem irmão sabe: dividir o mesmo quarto nem sempre é fácil. Quando a ideia é fazer o compartilhamento entre um casal de irmãos, a coisa pode ficar ainda mais complicada. 

 

Uma forma criativa de minimizar as diferenças é a decoração. Criar um ambiente agradável comum a ambos pode minimizar diferenças e ajudar a estreitar laços. Veja como decorar um quarto de menino e menina, mesmo de idades diferentes, sem cair no lugar-comum.

 

Primeira decisão: decoração única ou personalizada para cada um?

Para fazer a decoração de um quarto de menino e menina, há, basicamente, dois caminhos a seguir. Você pode optar por uma decoração única para ambos ou personalizar o espaço de cada um.

 

O primeiro deles é o mais confortável, com menor margem de erro, enquanto no segundo caso o grande problema é o excesso de informação.

 

De uma forma ou de outra, siga sempre a premissa de que, tanto na moda quanto na decoração, menos é mais e que é preciso se atentar à divisão de espaço.

 

Independentemente da idade, procure sempre fazer uma divisão igualitária. Se não houver jeito, considere que cada idade tem suas necessidades, mas reduza essa diferença o máximo possível, conforme as crianças forem crescendo.

Decoração única para quarto de menino e menina

Nesse caso, o melhor caminho é uma decoração de base neutra. Mas não há necessidade de ser tudo só branco ou bege, por exemplo.

 

Você pode escolher tons mais impactantes, como combinações de branco, amarelo e preto; vermelho, azul e cinza; laranja com verde; roxo, azul e branco, por exemplo.

 

O estilo rústico também é uma ótima opção para o quarto de menino e menina. Invista na madeira maciça e nas texturas orgânicas em móveis e objetos.

 

Outra boa ideia para criar uma identidade única de aproximação no quarto de menino e menina são os papéis de parede ou adesivos. Com eles você pode criar um ambiente lúdico e mágico, com tema comum a ambos.

 

Objetos decorativos – abajures, quadros, estantes, prateleiras e nichos – devem ser neutros ou fazer referência ao tema, não ao sexo da criança.

 

Diferente estilo de decoração para o mesmo espaço

 

Aqui, como já dissemos, o problema é o excesso de informação. Por isso, mais do que nunca, lembre-se de que menos é mais.

 

De qualquer forma, as opções são muitas. É possível, por exemplo, literalmente dividir o quarto ao meio em duas cores, mantendo em comum o tema – ou separar o tema de cada criança.

 

No primeiro caso, uma boa ideia é manter as camas ou berços com a parede de cabeceira em comum e revesti-la com um mesmo papel de parede em tonalidades diferentes de cada lado.

 

Para fugir do azul e do rosa, vale usar combinações como verde e vermelho, cinza e amarelo, verde e roxo, por exemplo, sobre uma base branca.

 

No segundo caso, se optar por temáticas diferentes, a dica é escolher histórias que se complementem de alguma forma.

 

Confira algumas dicas extras:

 

– Para evitar o senso de divisão e incentivar a união entre irmãos, o melhor é deixar o ambiente neutro, com cores divertidas, para agradar a ambas as crianças;

 

– Para as crianças maiores, opte por um beliche criativo ou bicama, em que a principal esconde uma auxiliar, que só aparece na hora de dormir;

 

– Sempre que tiver medo de errar, mantenha as bases neutras e invista em acessórios decorativos coloridos e alegres.

 

E você, já passou ou está passando por isso com seus filhos? Tem mais alguma dica para contar para a gente? Compartilhe conosco a sua experiência!

 

 

Outros conteúdos para você

    7 dicas para encontrar o imóvel ideal
    Dicas

    7 dicas para encontrar o imóvel ideal

    Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida, seja com objetivo de morar, alugar ou investir. Um imóvel é um patrimônio durável, além de uma opção de investimento segura e lucrativa.

    Novo Minha Casa Minha Vida 2023: Como aproveitar para financiar seu imóvel?
    Dicas

    Novo Minha Casa Minha Vida 2023: Como aproveitar para financiar seu imóvel?

    Em junho de 2023, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) passou por atualizações que beneficiam a população com renda até R$ 8 mil reais, que podem financiar um imóvel por meio do programa habitacional.

    O que é Smart Home? Saiba mais sobre automação residencial
    Dicas

    O que é Smart Home? Saiba mais sobre automação residencial

    Você já imaginou ter uma casa que responda aos seus comandos de voz? Isso pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas com a tecnologia Smart Home.

    Entenda quais são as condições para usar o FGTS na compra de imóvel
    Dicas

    Entenda quais são as condições para usar o FGTS na compra de imóvel

    Entender as condições para usar o FGTS na compra de imóvel é fundamental para deixar o sonho da casa própria mais próximo. Com ele, é possível reduzir o valor das parcelas ou quitar o saldo devedor.

    Registro do Imóvel: A importância desse documento
    Dicas

    Registro do Imóvel: A importância desse documento

    O registro do imóvel é o documento mais importante para garantir a sua propriedade sobre o bem. Por isso é preciso entender melhor como ele funciona.

    Contrato de compra e venda de imóvel: o que não pode faltar!
    Dicas

    Contrato de compra e venda de imóvel: o que não pode faltar!

    O contrato de compra e venda de imóvel é um documento que especifica direitos e deveres.