Projeta RNI: um programa para startups focado na inovação da construção civil
- Aconteceu aqui26 de maio de 2023

Projeta RNI: um programa para startups focado na inovação da construção civil.
Construtechs desenvolveram projetos focados em economia, inovação e criatividade no setor.
A transformação digital é uma realidade que engloba todos os setores da sociedade, inclusive o mercado de construção civil. Essa digitalização traz inúmeros benefícios, ao permitir um aumento da produtividade, otimização de resultados e simplificação de diversos processos.
Atenta a essas transformações do mercado, a RNI, uma das maiores construtoras do Brasil, presente em 61 cidades e 12 estados e com mais de 200 empreendimentos lançados, propôs um desafio para as startups e empresas de tecnologia e inovação, o Programa Projeta RNI.
Nas palavras de Clóvis Sant'Anna, Diretor Técnico da RNI, "construir o futuro é ser adaptável e absorver as diversas tecnologias que vêm surgindo." Ou seja, o Projeta RNI tinha como objetivo o incentivo ao uso da tecnologia na construção civil, com a participação de startups para o desenvolvimento de ferramentas criativas e inteligentes para solucionar problemas comuns do setor, reduzir desperdícios e automatizar processos.
Ao longo do desafio, que aconteceu em 2022, as startups selecionadas puderam desenvolver soluções específicas para esse segmento, dando suporte às necessidades da RNI em duas frentes: suprimentos e planejamento de obras.
Desafio de Suprimentos - Inovação na gestão financeira e otimização de pedidos
Nesse desafio, a tarefa consistia em elaborar projetos visando automatizar processos financeiros, mapear e prevenir problemas em pedidos e documentações, integrando plataformas online utilizadas diariamente pela equipe técnica da construtora, como Portal Suprimentos, SAP, e-mail, WhatsApp e Microsoft Teams. Com o alto volume de suprimentos e insumos nas obras, é comum que haja reajustes e alterações nos pedidos criados. A proposta é otimizar as etapas do processo para gerar menos entraves no fechamento e fornecimento de materiais.
Desafio de Planejamento de Obras - Acompanhamento remoto e simplificado
Para a RNI, é imprescindível utilizar ferramentas de acompanhamento remoto das obras dos nossos condomínios em todo o Brasil. Por isso, tornou-se necessário desenvolver uma solução que permitisse essa medição de forma confiável e remota, dispensando a necessidade de viagens frequentes e, assim, tornando o processo mais ágil, simplificado e completo.
Agradecemos a participação das startups Midas Solutions, RDOWEB, Prevision, Obra Lean, Banib e Linkana. Foram diferentes soluções criadas, que atenderam aos desafios propostos e contribuíram diretamente com a evolução dos processos construtivos da RNI.
E fique de olho, que em 2023, tem mais Projeta RNI! Estamos ansiosos para construir o futuro com vocês.
Outros conteúdos para você

RNI monetiza ativos não estratégicos em R$ 175 milhões e prioriza sua principal expertise de negócios: lançamentos do Programa Minha Casa Minha Vida
Com foco na retomada e crescimento, transação permite simplificar operações da companhia, dando destaque ao programa governamental

De volta aos anos 90: a RNI e uma história de nostalgia
De volta aos anos 90: a RNI e uma história de nostalgia. Colocar um CD para tocar no discman, cuidar de um Tamagotchi e ir até a locadora.

Inauguração da nova loja da RNI em Goiânia
A RNI realizou, no dia 10/10/2023, um evento de inauguração da nova Central de Vendas em Goiânia, e convidou as imobiliárias parceiras para conhecerem o novo espaço e o apartamento decorado do RNI Porto Ravena.

Atuação ambiental da RNI resulta em conquista do "Selo Verde"
Pelo segundo ano, a RNI recebeu a premiação "Selo Verde", do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Incorporadora RNI Rodobens apresenta novo CEO
A RNI, construtora e incorporadora do grupo Empresas Rodobens, anuncia Gustavo Félix de Moraes, como novo CEO.

RNI é destaque na ABRAINC por iniciativa de reciclagem de resíduos
RNI é destaque na ABRAINC por iniciativa de reciclagem de resíduos. Nas palavras do CEO da RNI, Carlos Bianconi, "a geração de resíduos impacta diretamente no meio ambiente, portanto, na qualidade de vida de colaboradores e clientes.