Projeta RNI: um programa para startups focado na inovação da construção civil.
Construtechs desenvolveram projetos focados em economia, inovação e criatividade no setor.
A transformação digital é uma realidade que engloba todos os setores da sociedade, inclusive o mercado de construção civil. Essa digitalização traz inúmeros benefícios, ao permitir um aumento da produtividade, otimização de resultados e simplificação de diversos processos.
Atenta a essas transformações do mercado, a RNI, uma das maiores construtoras do Brasil, presente em 61 cidades e 12 estados e com mais de 200 empreendimentos lançados, propôs um desafio para as startups e empresas de tecnologia e inovação, o Programa Projeta RNI.
Nas palavras de Clóvis Sant'Anna, Diretor Técnico da RNI, "construir o futuro é ser adaptável e absorver as diversas tecnologias que vêm surgindo." Ou seja, o Projeta RNI tinha como objetivo o incentivo ao uso da tecnologia na construção civil, com a participação de startups para o desenvolvimento de ferramentas criativas e inteligentes para solucionar problemas comuns do setor, reduzir desperdícios e automatizar processos.
Ao longo do desafio, que aconteceu em 2022, as startups selecionadas puderam desenvolver soluções específicas para esse segmento, dando suporte às necessidades da RNI em duas frentes: suprimentos e planejamento de obras.
Desafio de Suprimentos - Inovação na gestão financeira e otimização de pedidos
Nesse desafio, a tarefa consistia em elaborar projetos visando automatizar processos financeiros, mapear e prevenir problemas em pedidos e documentações, integrando plataformas online utilizadas diariamente pela equipe técnica da construtora, como Portal Suprimentos, SAP, e-mail, WhatsApp e Microsoft Teams. Com o alto volume de suprimentos e insumos nas obras, é comum que haja reajustes e alterações nos pedidos criados. A proposta é otimizar as etapas do processo para gerar menos entraves no fechamento e fornecimento de materiais.
Desafio de Planejamento de Obras - Acompanhamento remoto e simplificado
Para a RNI, é imprescindível utilizar ferramentas de acompanhamento remoto das obras dos nossos condomínios em todo o Brasil. Por isso, tornou-se necessário desenvolver uma solução que permitisse essa medição de forma confiável e remota, dispensando a necessidade de viagens frequentes e, assim, tornando o processo mais ágil, simplificado e completo.
Agradecemos a participação das startups Midas Solutions, RDOWEB, Prevision, Obra Lean, Banib e Linkana. Foram diferentes soluções criadas, que atenderam aos desafios propostos e contribuíram diretamente com a evolução dos processos construtivos da RNI.
E fique de olho, que em 2023, tem mais Projeta RNI! Estamos ansiosos para construir o futuro com vocês.
O que achou do conteúdo?
Amei
Divertido
Triste
Nervoso