Como fazer pequenos reparos sem precisar de ajuda.

    Dicas17 de fevereiro de 2023
Como fazer pequenos reparos sem precisar de ajuda.

Existem imprevistos que surgem no dia a dia e que precisam de uma solução imediata, nesses momentos nem sempre precisamos contar com um especialista. 

 

Às vezes, a melhor opção é colocar a mão na massa e aprender algo novo, como fazer pequenos reparos. Nesse caso, o imprevisto pode simplesmente ser solucionado por nós mesmos, em poucos segundos.

Como fazer pequenos reparos?

No dia a dia, de repente na hora em que precisamos de um equipamento, surge um defeito. O que fazer? Nessas horas, nada como pesquisar na Internet e achar uma solução rápida e sem custo. Reunimos aqui algumas:

 

Desentupir a boca do fogão

Um exemplo corriqueiro é o entupimento da boca do fogão, acontece com todo mundo. Para isso, basta remover a tampa da boca do fogão, pegar uma agulha grande de costura ou crochê que caiba no buraquinho da saída da chama, colocar a agulha e fazer movimentos rotatórios para remover os resíduos que possam estar impedindo o funcionamento adequado do eletrodoméstico.

 

Trocar a resistência do chuveiro

Um reparo que pode ser feito, porém, com um pouco mais de cuidado, é a troca da resistência do chuveiro elétrico. Para isso, é preciso precauções, como desligar o disjuntor, secar bem o banheiro e usar calçado de borracha. 

 

Mas será necessário abrir o chuveiro, retirar a resistência queimada e colocar a nova. Às vezes, é necessário limpar o interior com uma escovinha para remover resíduos. Então, feche o chuveiro novamente. Mas antes de ligar novamente o disjuntor, abra o chuveiro para tirar o ar e encher a câmara de água, evitando que a nova resistência queime.

 

Limpar vidros é fácil, porém, tem alguns riscos

Em algumas situações, como em prédios altos, limpar vidros pode ser arriscado. Não é adequado subir em bancos, camas e móveis instáveis para realizar essa tarefa, sobretudo em janelas sem redes e grades. Sendo assim, o ideal é utilizar uma escada, caso seja realmente necessário. 

 

Mas se os vidros forem muito grandes, o mais indicado é utilizar um rodo com um cabo que alcance a distância necessária. Também recomenda-se tomar cuidado para não derrubar ou respingar líquidos utilizados para a limpeza no chão, porque pode fazer com que a pessoa escorregue ou até mesmo a escada se desloque em algum momento.

 

Como fazer pequenos reparos, evitar riscos e ficar prevenido para emergências.

Pequenos problemas domésticos surgem quando menos esperamos. Mas para conseguir agir no momento certo e saber as providências que pode tomar, você precisa estar preparado. Certamente, existem pequenos reparos que você pode realizar sozinho, contanto que tenha as ferramentas certas e que sejam tomados os cuidados necessários.

 

Lista de ferramentas para ter em casa:

–  Acessórios: pregos, parafusos, cola de fixação, fita isolante, veda-roscas, buchas, etc.

– Alicate universal

– Arco de Serra

–  Chave de fenda, philips e inglesa

– Martelo

–  Trena

–  Furadeira

 

Enfim, agora que aprendeu como fazer pequenos reparos e um pouco mais sobre algumas manutenções, dá para ficar mais seguro e resolver sozinho, né? 

 

Confira outros conteúdos para quem gosta de aprender coisas novas no nosso blog. Boa leitura.

 

 

Outros conteúdos para você

    7 dicas para encontrar o imóvel ideal
    Dicas

    7 dicas para encontrar o imóvel ideal

    Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida, seja com objetivo de morar, alugar ou investir. Um imóvel é um patrimônio durável, além de uma opção de investimento segura e lucrativa.

    Novo Minha Casa Minha Vida 2023: Como aproveitar para financiar seu imóvel?
    Dicas

    Novo Minha Casa Minha Vida 2023: Como aproveitar para financiar seu imóvel?

    Em junho de 2023, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) passou por atualizações que beneficiam a população com renda até R$ 8 mil reais, que podem financiar um imóvel por meio do programa habitacional.

    O que é Smart Home? Saiba mais sobre automação residencial
    Dicas

    O que é Smart Home? Saiba mais sobre automação residencial

    Você já imaginou ter uma casa que responda aos seus comandos de voz? Isso pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas com a tecnologia Smart Home.

    Entenda quais são as condições para usar o FGTS na compra de imóvel
    Dicas

    Entenda quais são as condições para usar o FGTS na compra de imóvel

    Entender as condições para usar o FGTS na compra de imóvel é fundamental para deixar o sonho da casa própria mais próximo. Com ele, é possível reduzir o valor das parcelas ou quitar o saldo devedor.

    Registro do Imóvel: A importância desse documento
    Dicas

    Registro do Imóvel: A importância desse documento

    O registro do imóvel é o documento mais importante para garantir a sua propriedade sobre o bem. Por isso é preciso entender melhor como ele funciona.

    Contrato de compra e venda de imóvel: o que não pode faltar!
    Dicas

    Contrato de compra e venda de imóvel: o que não pode faltar!

    O contrato de compra e venda de imóvel é um documento que especifica direitos e deveres.