Existem imprevistos que surgem no dia a dia e que precisam de uma solução imediata, nesses momentos nem sempre precisamos contar com um especialista.
Às vezes, a melhor opção é colocar a mão na massa e aprender algo novo, como fazer pequenos reparos. Nesse caso, o imprevisto pode simplesmente ser solucionado por nós mesmos, em poucos segundos.
Como fazer pequenos reparos?
No dia a dia, de repente na hora em que precisamos de um equipamento, surge um defeito. O que fazer? Nessas horas, nada como pesquisar na Internet e achar uma solução rápida e sem custo. Reunimos aqui algumas:
Desentupir a boca do fogão
Um exemplo corriqueiro é o entupimento da boca do fogão, acontece com todo mundo. Para isso, basta remover a tampa da boca do fogão, pegar uma agulha grande de costura ou crochê que caiba no buraquinho da saída da chama, colocar a agulha e fazer movimentos rotatórios para remover os resíduos que possam estar impedindo o funcionamento adequado do eletrodoméstico.
Trocar a resistência do chuveiro
Um reparo que pode ser feito, porém, com um pouco mais de cuidado, é a troca da resistência do chuveiro elétrico. Para isso, é preciso precauções, como desligar o disjuntor, secar bem o banheiro e usar calçado de borracha.
Mas será necessário abrir o chuveiro, retirar a resistência queimada e colocar a nova. Às vezes, é necessário limpar o interior com uma escovinha para remover resíduos. Então, feche o chuveiro novamente. Mas antes de ligar novamente o disjuntor, abra o chuveiro para tirar o ar e encher a câmara de água, evitando que a nova resistência queime.
Limpar vidros é fácil, porém, tem alguns riscos
Em algumas situações, como em prédios altos, limpar vidros pode ser arriscado. Não é adequado subir em bancos, camas e móveis instáveis para realizar essa tarefa, sobretudo em janelas sem redes e grades. Sendo assim, o ideal é utilizar uma escada, caso seja realmente necessário.
Mas se os vidros forem muito grandes, o mais indicado é utilizar um rodo com um cabo que alcance a distância necessária. Também recomenda-se tomar cuidado para não derrubar ou respingar líquidos utilizados para a limpeza no chão, porque pode fazer com que a pessoa escorregue ou até mesmo a escada se desloque em algum momento.
Como fazer pequenos reparos, evitar riscos e ficar prevenido para emergências.
Pequenos problemas domésticos surgem quando menos esperamos. Mas para conseguir agir no momento certo e saber as providências que pode tomar, você precisa estar preparado. Certamente, existem pequenos reparos que você pode realizar sozinho, contanto que tenha as ferramentas certas e que sejam tomados os cuidados necessários.
Lista de ferramentas para ter em casa:
– Acessórios: pregos, parafusos, cola de fixação, fita isolante, veda-roscas, buchas, etc.
– Alicate universal
– Arco de Serra
– Chave de fenda, philips e inglesa
– Martelo
– Trena
– Furadeira
Enfim, agora que aprendeu como fazer pequenos reparos e um pouco mais sobre algumas manutenções, dá para ficar mais seguro e resolver sozinho, né?
Confira outros conteúdos para quem gosta de aprender coisas novas no nosso blog. Boa leitura.
O que achou do conteúdo?
Amei
Divertido
Triste
Nervoso