Apartamento novo merece décor nova e nada mais prático para quem tem a vida corrida do que a decoração minimalista. Poucos móveis, muito espaço, quase nenhum trabalho para arrumar, mas muito charme na criação do estilo.
A decoração minimalista tem origem na década de 60 através de uma série de manifestações culturais, artísticas e científicas. A premissa era a utilização exclusiva de elementos fundamentais como forma de expressão.
O movimento se expandiu por diversas áreas, chegando até a decoração e tornando-se um verdadeiro estilo de vida.
Veja como fazer ambientes charmosos, aconchegantes e personalizados com a decoração minimalista no seu apartamento novo.
Principais características da decoração minimalista
Nada de excessos: aqui a ideia é manter apenas o essencial para seu conforto. Ideal para apartamentos, a decoração minimalista evidencia os espaços. Onde o menos é mais, a beleza vem da simplicidade das linhas, da valorização do conforto. Linhas retas e traços geométricos substituem curvas e sinuosidades.
Nas cores, as básicas ganham predominância, buscando uma unidade harmoniosa no ambiente quase monocromático. Branco, bege, cinza, azul e preto fazem jogos de luz e sombra com suas variações.
Como os móveis são protagonistas na decoração minimalista, devem ser escolhidos para cumprirem sua função sem ocupar espaço. Nesse sentido, os multifuncionais e inteligentes são especialmente bem-vindos.
Inspiração para decorar seu apartamento novo
Organização é a palavra-chave da decoração minimalista. O importante é acabar com os excessos, por isso livre-se das tralhas. Mantenha apenas o que traz felicidade e é realmente necessário.
Depois é só fazer um bom planejamento. Reconheça o ambiente e reserve um espaço para cada item, priorizando fluidez, funcionalidade e medidas certas. A ideia é que os móveis otimizem o espaço ao seu redor, mas também aproveitem seu próprio espaço interno.
Quarto minimalista
Como em qualquer outro cômodo, nada de excessos. Invista no que é essencial de forma funcional e confortável. Cama, armário, criado mudo, espelho, luminária, cadeira de apoio. Se possível, aposte no multifuncional: cama com gavetões, armários com estante, por exemplo.
Sala de estar minimalista
Tradicionalmente a sala costuma agregar mais elementos. O truque, aqui, é deixar exposto apenas o que é essencial.
Continuam valendo os móveis inteligentes, capazes de integrar outras funções. Lembre-se: se uma peça consegue substituir três, aposte nessa troca.
Para evitar uma sala monocromática, aposte em pequenos pontos de cor – em almofadas, mantas, quadros ou plantas – ou luz – como objetos em aço inox e metais de forma geral.
Cozinha minimalista
Com tantos acessórios e eletrônicos que tornam o dia a dia na cozinha mais fácil, pode parecer complicado aplicar a decoração minimalista. O truque, aqui, é apostar nos armários e nas cores neutras.
Cinza, bege, branco, branco com detalhes em madeira são algumas das que passam a sensação de limpeza e amplitude. À vista, mais uma vez, só o que for extremamente necessário.
Vantagens da decoração minimalista
A decoração minimalista pode ser aplicada em cômodos de todos os tamanhos, mas é especialmente interessante em apartamentos pequenos.
Isso porque, além de facilitar a fluidez das pessoas, removendo os excessos, também dá a sensação de amplitude. Ela é extremamente prática e confortável, o que te dá mais tempo livre na hora da limpeza.
A decoração minimalista é perfeita para pessoas que priorizam o consumo consciente e que valorizam os espaços livres sem abdicar da beleza e do conforto.
Gostou das nossas ideias para fazer uma decoração minimalista no seu apartamento novo? Confira outras sugestões decorativas acompanhando nossos posts no nosso blog!
O que achou do conteúdo?
Amei
Divertido
Triste
Nervoso